DICAS PARA UM PRÉ E PÓS SURF

DICAS PARA UM PRÉ E PÓS SURF

Acredito que todo surfista tenha essa dúvida: O que comer antes e depois do surf?????

Quando o mar está clássico e você sabe que ficará no mínimo de 2 a 3 horas dentro da água e a fissura de ir logo pro mar torna difícil pensar em qualquer outra coisa, mas consumir o alimento certo irá evitar que você fique logo cansado, ofegante ou até mesmo com dor de cabeça.  Bater o ”rango” nutritivo te manterá nas ondas por muito mais tempo, mesmo se ficar no mar até o anoitecer ou até aquele momento que seus braços não possam mais remar, é exatamente assim que acontece não é mesmo???

Aquele perfeito dia de surf pode ser desperdiçado se o seu corpo não estiver suficientemente preparado, e certamente o que você come e bebe tem uma enorme importância sobre o seu funcionamento. Você deve estar se perguntando: Ok, isso eu já sei. Mas muitos surfistas saem correndo para o mar sem a quantidade e a qualidade correta de nutrientes em seu organismo. Orientação nutricional não serve apenas para atletas profissionais ou pessoas que querem perder peso, mas sim para todas as pessoas que procuram ter uma vida saudável e nutricionalmente equilibrada.

Bommm, agora que você já entendeu o propósito e importância da alimentação correta, vamos ao que interessa…

Aaaaa uma observação muito importante para você entender direitinho essa matéria, a minha primeira postagem no blog fala detalhadamente das principais fontes energéticas, e você precisará entender sobre cada uma delas para seguir essa matéria adiante e ter um aproveitamento maior e mais claro…!!!

Agora simmmm, vamos lá…

 

PRÉ SURF

alimentação pré e pós surf

Tanto para surfistas de final de semana, quanto para surfistas de todos os dias.

A alimentação correta não vale apenas para algumas horas antes da queda, e sim para os dias que antecedem o surf, ou seja, comer bem todos os dias… Fazer três refeições boas no dia anterior irá garantir que suas reservas de glicogênio estejam bem abastecidas, agora se você for surfar profissionalmente, então pode começar a alimentar-se bem com alguns dias de antecedência. Abastecer-se com carboidratos ajuda em qualquer atividade em que você vá se exercitar continuamente por mais de 90 minutos. O mais comum é ingerir carboidratos nos três dias anteriores à sua atividade, isso irá garantir que, se a glicose em seu corpo começar a esgotar-se, você possa cavar fundo e utilizar os estoques de glicogênio armazenados nos dias anteriores. Além de carboidratos, você precisa se hidratar adequadamente. Não importa se é verão ou inverno, o seu corpo vai suar e você precisará tomar muito líquido antes de entrar no mar.

É importante ter um café da manhã saudável. Se você mora do lado da praia, não basta ir surfar com uma banana em cada mão, faça melhor, acorde cedo e comece com um café da manhã de baixo índice glicêmico, como um mingau de aveia, se jogar frutas picadas e um pouco de mel, terá um preparo de carboidratos simples que libera energia a taxas diferentes, mantendo-o ativo(a) por mais tempo. Agora se você não tiver tempo, coma algo de maior índice glicêmico que será absorvido mais rapidamente, como pão branco com chimia ou mel, ou uma batida de frutas também com mel. Tudo o que você não quer é uma grande quantidade de carboidratos complexos sendo digerida enquanto estiver na água, usando o sangue que deveria estar ajudando os seus músculos a remar, no processo de digestão. Na água o seu corpo já estará ocupado em mantê-lo aquecido e alimentar os seus músculos. A última coisa de que precisa é comida para digerir.

Agora é hora de tomar uma bebida energética, de preferência com teor elevado de glicose como por exemplo um suco de açaí batido com xarope de guaraná e um pouco de açúcar, que será absorvida facilmente e irá para sua corrente sanguínea, isso vai te dar um tempo extra de 30-60 minutos antes de seu corpo utilizar suas reservas de glicogênio.

Já na água, as condições e a intensidade com que você rema irão ditar o tempo que ficará sem energia. A idéia é manter os níveis de glicose abastecidos durante todo o dia, por isso, é bem importante levar alguns lanches á praia. Alimentos como bananas, barrinha de cereal e frutas secas liberam energia sem deixar seu estômago pesado. Outro detalhe, ficar na água irá manter a temperatura corporal baixa e o seu corpo não percebe que você está suando e perdendo água e eletrólitos, por isso, beber líquidos que contenham eletrólitos é uma necessidade, especialmente em dias quentes.

Curiosidade rápida: O que são eletrólitos?? São minerais em nosso organismo que têm uma carga elétrica ( eletrólitos comuns incluem potássio, sódio e magnésio que são importantes na transmissão de impulsos nervosos e contrações musculares ). A melhor forma de repor os eletrólitos eliminados após uma atividade, por exemplo, é através da alimentação e através daquelas bebidas esportivas (isotônicas).

 

PÓS SURF…

alimentação pré e pós surf

Agora simmm, após um longo dia na água, seu corpo com certeza estará esgotado, portanto o que você comer agora será tão importante quanto o que comeu antes do surf. Se você vai surfar novamente no dia seguinte, ou quer se sentir totalmente energizado e com pouca fadiga muscular, obter nutrientes essenciais depois do surf é vital.

Água, eletrólitos, carboidratos e proteínas desempenham um papel importante no processo de recuperação e você deve consumir todos esses elementos 20-30 minutos após sua última onda. Primeiramente inicie com uma bebida eletrolítica ou água e um lanchinho, como um suco de frutas ou amendoins levemente salgados, isso irá repor os líquidos perdidos e os eletrólitos, permitindo que seu corpo quebre o resto de seus alimentos para a recuperação. Se quiser proteínas e carboidratos de liberação rápida, uma bebida à base de leite, como um milk-shake de chocolate, uma banana ou um sanduíche no pão branco irá te ajudar. Depois dessa rápida correção inicial, você poderá ir pra casa e preparar o prato principal, dentro de 2 horas mais ou menos, você precisará reabastecer suas reservas de glicogênio e ter uma refeição rica em carboidratos complexos e proteína para ajudar a reparar os músculos. Que tal um hambúrguer caseiro com batata doce assada?? E lógico que uma salada bem colorida é sempre bem vinda! Ou quem sabe um prato de arroz integral com feijão e uns filés de frango grelhados, ou carne, ou algo a base de ovos, fica a critério e gosto de cada um.

Até mesmo para quem gosta de açaí, ele é uma ótima fonte dos mais variados nutrientes, minerais e fibras, o açaí está entre os melhores alimentos para serem ingeridos no pré-treino para dar energia ou no pós-treino para recuperar o corpo. Coma a famosa tigela de açaí com frutas picadas, mel e granola.

Depois dessa maratona e com o seu corpo recuperado, chegou a hora de cuidar da sua mente, nada melhor que um boa dormida de no mínimo 8h. Mas se ainda está cedo e não tem sono, nada melhor que assistir aquele filme preferido, levar os dogs para uma passeio no parque, encerar seu carro, trançar seu cabelo ou pesquisar on-line as melhores ofertas de viagem para o Havaí ou Indonésia também te ajudarão a relaxar.

Então para finalizar, embora a técnica, força e determinação o levem para longe, o que lhe fará um bom surfista é uma dieta balanceada. O mais importante é que seu corpo esteja em boa forma e pronto para enfrentar mais um dia na água.

Alohaaaaaaa!

 

receitas nutritivas

Suco refrescante

Suco de kiwi, limão e hortelã

→ Ingredientes:suco de kiwi e limão

  • 4 kiwis
  • Suco de 2 limões-cravo pequenos
  • 3 folhinhas de hortelã
  • ½ litro de água gelada
  • Gelo e açúcar a gosto

→ Modo de preparo

Bata todos os ingredientes, menos o limão. Adoce a gosto, coloque em copos e adicione o suco de 1 limão em cada. Enfeite com folhinhas de hortelã.

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2017-09-18T12:30:30+00:00